Corte Especial do STJ faz homenagem ao ministro Gueiros Leite

Corte Especial do STJ faz homenagem ao ministro Gueiros Leite

COMPARTILHAR

​Na abertura dos trabalhos da Corte Especial nesta quarta-feira (20), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, prestou homenagem ao ministro Evandro Gueiros Leite, falecido terça-feira (19), aos 99 anos, em Brasília.

Segundo Noronha, Gueiros Leite fez história na magistratura. "Era um homem muito respeitado, muito admirado, muito sábio. Era uma referência na magistratura nacional", afirmou.

O ministro Francisco Falcão destacou a importância da atuação de Gueiros Leite na criação e instalação do STJ e dos Tribunais Regionais Federais.

"O ministro Evandro foi um nome que marcou a magistratura brasileira como um dos mais eminentes juízes que passaram pela história do Tribunal Federal de Recursos e pela história do Superior Tribunal de Justiça", elogiou.

Biografia

Nascido em Canhotinho (PE) no dia 7 de novembro de 1920, Gueiros Leite se formou na Faculdade de Direito do Recife e atuou como advogado de 1947 a 1967 – ano em que tomou posse como juiz federal na Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Em 1977, foi nomeado ministro do TFR, cargo que ocupou até a extinção do tribunal na reforma produzida pela Constituinte, que criou o STJ e os cinco Tribunais Regionais Federais. No Tribunal da Cidadania, atuou na Terceira Turma e na Segunda Seção, e foi membro da Comissão de Regimento Interno e da Comissão de Projetos Legislativos, até se aposentar, em 1990.

Source: STJ

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.