URGENTE: Ministro Teori Zavascki morre em acidente aéreo

O Corpo de Bombeiros do RJ acabam de confirmar: Teori Zavascki (68), ministro do STF, está entre as vítimas fatais de acidente aéreo ocorrido, há algumas horas, na proximidade da cidade de Paraty/RJ.

O ministro do STF estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, proprietário da rede de Hotéis Emiliano, com estabelecimentos em São Paulo e no Rio. A aeronave, que tem capacidade para oito pessoas, deixou o Campo de Marte, em São Paulo, às 13h. O acidente aconteceu por volta das 13:30h.

A amizade entre Teori e Carlos Alberto Filgueiras teria começado a partir de uma tragédia pessoal: a morte da esposa de Teori, que passou a frequentar o hotel com assiduidade; a frequência das hospedagem acabou o aproximou do empresário.

Abalada com a notícia, a presidente do Tribunal, Ministra Cármen Lúcia, voltou a Brasília ao saber do acidente.

Filho do ministro confirmou os rumores de que o pai estava à bordo da aeronave.

Repercussão nas redes sociais

Os rumores de que o ministro estaria entre os passageiros do avião, começou a circular, cerca de uma hora após a queda aeronave. Vários portais de notícias começaram a divulgar listas onde constavam o nome do ministro, como um dos passageiros.

O próprio filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, a partir de seu perfil no Facebook, confirmou os rumores de que seu pai, ministro Teori, realmente estava à bordo a aeronave.

Somente agora, às 18hs, o Corpo de Bombeiros do RJ confirmou que o ministro estava entre as vítimas fatais.

Féretro

O velório do Ministro será em Porto Alegre/RS, na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, conforme divulgado pela Assessoria de Comunicação do STF. Já o sepultamento, será uma cerimônia fechada ao público. (parágrafo editado para corrigir e atualizar informações)

Mais uma morte a se esclarecer

O avião em que o Ministro Teori estava, encontra-se em situação regular de aeronavegabilidade, conforme consulta ao site da ANAC. O bimotor estava registrado em nome da empresa EMILIANO EMPREEND. E PART. HOT. SOCIED. LTDA – CNPJ 04.433.548/0001-86, de propriedade do empresário Carlos Alberto Figueiras, e estava habilitado apenas para voos particulares.

Militares do Centro de Estudos e Investigações Aeroespaciais (CENIPA), órgão responsável por investigações de acidentes envolvendo aeronaves, já foram deslocados para a localidade, a fim de iniciarem os trabalhos de apuração sobre as causas da queda.

Nas redes sociais, a maioria dos comentários orbitam entre consternação e incredulidade, com o fato de um ministro da mais alta Corte do país, responsável por julgar processos envolvendo mandatários de cargos federais, ter se exposto a uma situação de risco de morte.

Outros lembram que esta já é a quarta morte de pessoas ligadas, de alguma forma, ao heterodoxo modelo de gestão que foi levada à cabo pelo PT e seus aliados, durante as gestões Lula e Dilma, onde interesses públicos e de grandes grupos empresariais, se misturavam em uma relação promíscua.

É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato (..) Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar.

Francisco Zavascki, filho do Ministro Teori

A primeira foi o ex-governador Eduardo Campos, vitimado quando o jatinho, alugado para sua campanha presidencial e em que viajava do RJ para SP, caiu em pleno bairro residencial de Santos/SP; a segunda vítima seria Roger Agnelli, ex-presidente da VALE, cujo nome era constantemente ligado ao PT, que morreu logo após decolar do mesmo Aeroporto de Marte com seu avião experimental — e que guardaria muitos segredos, em razão do trânsito que tinha entre grupos políticos de diferentes matizes; e por fim, executivos do Banco Bradesco — cujo presidente é réu em ação criminal que investiga esquema milionário de “compra de sentenças” no Conselho Administrativo de Recursos da Fazenda Nacional (CARF) — que viajavam em jatinho que caiu em Minas Gerais.

E para reforçar ainda mais o “clima conspiratório” em torno da morte de Teori, voltou a circular imagem contendo uma postagem feita por Francisco Zavascki, em maio de 2016, onde fica clara a demonstração que o filho do Ministro do STF pela vida do pai: “alerto: ser algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar… fica o recado“.

Use o Facebook para comentar e divulgar

Comentário

%d blogueiros gostam disto: