Último Recurso lembra a luta judicial de um adolescente para obter medicação...

Último Recurso lembra a luta judicial de um adolescente para obter medicação à base de canabidiol

COMPARTILHAR

Em novo episódio nesta segunda-feira (21), às 22h, na TV Justiça, o programa rn Último Recurso conta a história de Mauro, um garoto de 16 anos que sofre de Alpha Thalassemia (uma síndrome rara, conhecida como ATRX), e de sua trajetória até obter, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o acesso à medicação indicada para o seu caso. Entre as características da doença, estão crises convulsivas, distúrbios do sono e retardo no desenvolvimento fisiológico e psicomotor.​​​​​​​​​​​​

rn

​​Após anos de uso de outros remédios, a médica que acompanha o caso prescreveu um medicamento à base de canabidiol (Purodiol 200mg CBD), para tentar proporcionar mais qualidade de vida ao paciente. O plano de saúde, entretanto, se negou a fornecê-lo sob a alegação de que o medicamento é importado e sem registro na Anvisa – circunstâncias que afastariam seu dever de bancar a despesa. A família de Mauro precisou recorrer ao Judiciário para garantir a medicação, e o caso chegou ao STJ.

rn

Criado pela Coordenadoria de TV e Rádio da corte, o programa contou, em sua última edição, o caso do rn rn reconhecimento fotográfico.

Trajetória processual

O episódio rn Último Recurso – Canabidiol vai mostrar todo o caminho processual percorrido até o caso ser julgado pela Terceira Turma do STJ, sob a relatoria da ministra Nancy Andrighi. A reportagem especial explica a necessidade da medicação, os argumentos apresentados pelos dois lados da demanda e o entendimento final do colegiado, favorável ao pedido do adolescente.

rn  

O programa rn Último Recurso é reprisado às segundas-feiras, às 22h, na TV Justiça, e pode ser visto também no rn rn canal do STJ no YouTube.

Source: STJ

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.