STJ No Seu Dia trata da admissibilidade e do dissídio jurisprudencial nos...

STJ No Seu Dia trata da admissibilidade e do dissídio jurisprudencial nos embargos de divergência

COMPARTILHAR

O podcast STJ No Seu Dia desta semana traz uma conversa com o redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rodrigo Lopes sobre a admissibilidade e o dissídio jurisprudencial nos embargos de divergência. No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, Rodrigo detalha reportagem especial que escreveu para o site do tribunal.

"O recurso conhecido como embargos de divergência tem a finalidade de uniformizar a jurisprudência interna, sendo direcionado a controvérsias jurídicas de mérito em que os colegiados do tribunal, apesar de tratarem do mesmo objeto e aplicarem a mesma legislação federal, tenham proferido pronunciamentos em sentidos distintos", explicou Rodrigo Lopes.

O jornalista destaca que a instituição desse recurso decorre da necessidade de o jurisdicionado encontrar nos tribunais superiores uma definição clara da correta compreensão das normas constitucionais e infraconstitucionais. Na conversa, Rodrigo lembra que, exatamente por causa de tal função, os ministros adotam uma série de critérios para decidir sobre a admissibilidade do recurso e sobre a demonstração efetiva do alegado dissídio jurisprudencial.

STJ No Seu Dia

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Source: STJ

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.