STJ divulga o Relatório de Gestão 2021

STJ divulga o Relatório de Gestão 2021

COMPARTILHAR

Relatório de Gestão do Superior Tribunal de Justiça  (STJ) relativo ao exercício de 2021 foi disponibilizado no Portal da Transparência e Prestação de Contas. A apresentação do relatório – por meio do qual a corte informa à sociedade como são investidos os recursos dos contribuintes para uma prestação jurisdicional cada vez mais efetiva – segue as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e os termos da Instrução Normativa STJ 23/2020.

O documento foi elaborado em formato de relato integrado, com o objetivo de permitir aos cidadãos e aos órgãos de controle interno e externo avaliarem como a estratégia, a governança e o desempenho do STJ levaram à geração de valor público.

Além dos resultados do tribunal, o Relatório de Gestão 2021 apresenta os resultados obtidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no ano passado, considerando que os dois órgãos usufruem do mesmo orçamento.

O relato integrado do STJ foi estruturado em duas partes:

1. Governança – apresenta a identificação do tribunal como unidade prestadora de contas e a sua estrutura; a análise do cenário; a maneira como o STJ enfrenta seus desafios baseado nas premissas de uso de planejamento estratégico, governança, gestão de riscos e controles internos.

2. Resultados da gestão – demonstra os resultados alcançados para o período em relação à missão institucional e aos objetivos traçados no Plano STJ 2020 e no Plano STJ 2021-2026; e contém informações de áreas específicas da gestão.

Resultados

Os desafios em 2021 foram muitos, mas os resultados apresentados pelo Relatório de Gestão comprovam que o Tribunal segue firme no sentido de se consolidar como uma corte de precedentes que oferece justiça ágil, moderna, preventiva e cidadã à sociedade brasileira.

Entre as iniciativas estratégicas concluídas em 2021, destaca-se o Balcão de Atendimento Virtual, inovação que elevou o tribunal a um patamar de modernidade junto às maiores instituições do mundo.

Leia também: Balcão Virtual completa um ano de atendimento interativo com aprovação superior a 97%

Mesmo com os bons resultados alcançados, o STJ continuou aperfeiçoando sua gestão administrativa, orçamentária e financeira, sendo impactado pelas dificuldades inerentes ao processo de amadurecimento institucional, as quais vêm sendo minimizadas com a aplicação das melhores práticas de governança organizacional.

Para que o julgamento de precedentes configure uma fatia cada vez maior nas decisões da corte, é fundamental a redução de processos recursais – o que permitirá julgar com mais consistência e, consequentemente, propiciará a segurança jurídica que os cidadãos tanto almejam.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Planejamento Estratégico, pelos telefones (61) 3319-8839 ou 3319-8063, ou pelo e-mail planejamento@stj.jus.br.

Source: STJ

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.