FINAL FELIZ

Psicóloga recém-formada evita suicídio no Piauí

No manha do último dia 19 (janeiro/2018), um tumulto parou a “Ponte Anselmo Dias”, região sudeste de Teresina/PI. O motivo: um jovem tentava cometer suicídio, jogando-se do parapeito da ponte. Mas a história teve um final feliz… 

Infelizmente, esta notícia passou despercebida da maioria dos brasileiros e não foi destaque nos grandes portais da internet. Mas deveria ter sido; e talvez por isso, o portal Sempre Família¹ resolveu dar o destaque merecido.

E todos os elogios também devem ser dados ao repórter fotográfico Wilson Filho¹, do portal Cidade Verde, cuja sequência de imagens registradas, captou com fidelidade e sensibilidade, todo o acontecimento: da indiferença de muitos transeuntes, com o ar preocupado dos policiais, do abraço afetuoso entre a psicóloga e o potencial suicida, a reação de alívio, alegria, consternação de quem acompanhou o desfecho.

O rapaz, cuja identidade não foi divulgada pelas autoridades policiais, pretendia pular da Ponte Anselmo Dias; transeuntes acionaram a Polícia Militar, que tentou despersuadir o potencial suicida de levar a cabo o seu intento.

As negociações não deram certo; o tempo passava, o calor aumentava — junto com a quantidade de pessoas, que passou a se aglomerar ao redor da área isolada. Tudo isso contribuía para deixar o clima ainda mais tenso — e perigosamente próximo de um desfecho infeliz.

Foi nesse momento que apareceu uma jovem simpática, de vestido estampado azul, voluntariando-se para tentar remediar a situação: era a psicóloga Thais Linhares, que havia acabado de se formar, no final do ano passado (2017).

Por mais de 20 minutos, Thais conversou com o rapaz — e acabou persuadindo-o a desistir da ideia de se matar. Emocionado, o jovem desceu do umbral da ponte e abraçou a psicóloga, de modo afetuoso e agradecido.

Em entrevista ao portal local, Thais explica porque resolveu ajudar. “Estava passando, vi a situação e procurei colocar em prática as técnicas que aprendi na faculdade. Graças a Deus, tive um bom êxito, pois não é fácil quando uma pessoa está em uma crise de suicida. É muito complicado até a gente conseguir manter a confiança. Graças a Deus, ele conseguiu essa confiança em mim, conseguiu passar a perna e deu tudo certo“, disse a psicóloga, emocionada — conforme relata a matéria.

E o mais importante de tudo: a psicóloga vai acompanhar a situação do rapaz — segundo a matéria², “Thais Linhares conta que viu ‘a necessidade de ajudar’ e pretende continuar acompanhando a situação do jovem“.

__________________________________________________

¹ A reportagem pode ser lida aqui.

² A sequência de fotos pode ser visualizada aqui.

Use o Facebook para comentar e divulgar

Comentário

%d blogueiros gostam disto: