Por videoconferência, ministro Dias Toffoli se reúne com magistrados da Justiça do...

Por videoconferência, ministro Dias Toffoli se reúne com magistrados da Justiça do Trabalho em Goiás

COMPARTILHAR

Dando continuidade às visitas institucionais a todos os tribunais brasileiros, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), se reuniu, nesta segunda-feira (13), com os integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, com jurisdição no estado de Goiás.

O objetivo desses encontros é conhecer a realidade local e os problemas dos diversos tribunais. Até o início do ano, as visitas eram presenciais. Mas, em razão da necessidade de distanciamento social, para evitar a propagação do novo coronavírus, as reuniões passaram a ser realizadas por videoconferência.

Serviço à sociedade

O ministro Dias Toffoli afirmou que a Justiça do Trabalho presta um grande serviço de pacificação das relações de trabalho na sociedade. Observou, ainda, que o TRT-18, de acordo com os dados estatísticos, vem sendo destaque em razão do alto índice de transparência.

Segundo Toffoli, existe atualmente uma litigiosidade muito grande na sociedade e que a Justiça trabalhista, por ser a que mais concilia, com diversos programas para aumentar a mediação entre as partes, contribui para que as demandas sejam resolvidas com maior rapidez.

Dias Toffoli frisou aos magistrados do TRT-18 a importância de levar para a sociedade os números relativos à Justiça brasileira para mostrar não só o volume de processos, mas a capacidade de trabalho da magistratura. Ele destacou que, em 2020, o STF reduziu seu acervo em 6,4% em relação a dezembro de 2019 e que, desde 12/3, quando o Tribunal adotou medidas de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19, foram julgados 6.927 processos colegiadamente, em sessões do Plenário e das Turmas. Lembrou, ainda, que, exclusivamente em relação à pandemia, o Supremo recebeu mais de 3,7 mil ações.

Processos totalmente eletrônicos

O presidente do TRT-18, desembargador Paulo Pimenta, informou que, desde dezembro de 2019, todos os processos do tribunal tramitam por meio eletrônico, permitindo que seja prestada jurisdição com o mínimo de exposição de servidores e partes. Segundo o desembargador, 99% dos servidores estão trabalhando remotamente.

De acordo com Pimenta, o tribunal tem a menor taxa de congestionamento líquida da Justiça do Trabalho e tem cumprido as diversas metas do CNJ para aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, como redução do acervo na primeira instância e índice de conciliação superior 50%. O presidente do TRT-18 saudou o empenho do ministro Dias Toffoli em continuar ouvindo os tribunais brasileiros, mesmo no momento adverso.

Também participaram da visita institucional a presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Noêmia Porto, o presidente da regional da Anamatra, Alexandre Piovesan, o procurador-chefe da Procuradoria do Trabalho da 18ª Região, Tiago Ranieri, e o presidente da seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.

PR//CF

 

Source: STF

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.