O ministro Paulo de Tarso Sanseverino será o presidente da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), especializada em direito privado, nos próximos dois anos. Na sessão da última terça-feira (25), em nome da turma, Sanseverino parabenizou o ministro Moura Ribeiro – que presidiu o colegiado no biênio anterior – e lhe dirigiu um agradecimento especial.
"Quero agradecer pelo período em que o senhor esteve à frente da presidência na nossa Terceira Turma. Sempre trabalhou de um modo democrático, seguro, jovial, e fez uma presidência absolutamente tranquila. Mais do que isso: durante este período de pandemia, transmitiu segurança e ampliou o acesso aos trabalhos da turma", destacou.
O ministro Moura Ribeiro afirmou ter sido um "privilégio" presidir a Terceira Turma e agradeceu o apoio dos ministros, dos servidores e dos advogados. Segundo ele, foi um período muito produtivo, com intensa participação dos ministros.
Os ministros Villas Bôas Cueva e Marco Aurélio Bellizze também prestaram homenagens ao presidente que deixava o cargo.
Renúncia
Pelo critério da alternância, a ministra Nancy Andrighi – que integra a Terceira Turma há mais de 20 anos – deveria ser a sucessora de Moura Ribeiro na presidência do colegiado. Ela presidiu a sessão de terça-feira, e, ao final, apresentou sua renúncia ao cargo.
Nancy Andrighi declarou que "a presidência do ministro Moura Ribeiro vai ficar marcada pelo brilho e pela fraternidade que sempre marcaram a história da Terceira Turma".
Ao comunicar sua decisão, a ministra desejou a Sanseverino uma ótima presidência. "Penso que nesse momento o ministro Sanseverino deve ser o novo presidente. Desejo que seja muito feliz nessa jornada", disse.
Source: STJ