(Quase) Teve Golpe!

General revela: Dilma cogitou por Exército nas ruas

Os detratores do processo de impeachment de Dilma Rousseff não se cansam de bradar: “foi golpe”. Mas revelações importantes foram dadas pelo General Sérgio Etchegoyen, em entrevista dada à VEJA e veiculada na edição 2513 (de 18/01/2017) que chegou às bancas neste fim de semana.

Segundo o atual Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), câmeras de segurança do Palácio do Planalto foram retiradas, desde 2009, com o claro propósito de ocultar o trânsito intenso de pessoas na sede do Poder Executivo Federal.

Mas o momento mais revelador da entrevista foi, justamente, seu fecho: Dilma cogitou a intervenção do Exército em seu favor, no ápice da crise política.

Nenhum general disse “Peraí, que eu quero entrar nesse baile”. Amadurecemos bem.

— Sérgio Etchegoyen, Ministro Chefe do GSI

Os repórteres de VEJA, Thiago Bronzatto e Felipe Frazão, perguntaram ao General Etchegoyen: “No processo de impeachment, o governo petista tentou que o Exército entrasse em cena?“. A resposta do Chefe do GSI, foi enfática: “Essa consulta pode ter sido feita ao comandante do Exército“.

Percebendo talvez, que tenha falado demais, o Ministro Chefe do GSI, tentou desfazer o que já havia sido dito: “Não tive conhecimento. Mas não podemos ter soluções que não sejam institucionais“.

E concluiu, reforçando que os Três Poderes da República devem ser instituições fortes: “As soluções de todos os problemas que o Brasil viveu, está vivendo e vai viver são das instituições que têm legitimidade para resolvê-los: Legislativo, Executivo e Judiciário“.

Por fim, o General se prestando ao papel de porta-voz do alto oficialato brasileiro, ao afirmar que “as Forças Armadas não deram um passo fora dos limites legais“, entende que os militares teriam legado “um belo exemplo para as gerações futuras“.

Tal exemplo, para Etchegoyen, seria a lição aprendida pelos militares, após o fim do Regime de Exceção que perdurou no Brasil de 1964 a 1985: “Nenhuma general (durante o processo de impeachment de Dilma e da Crise Política que o antecedeu) disse ‘peraí, que eu quero entrar nesse baile’. Estamos caminhando bem. Amadurecemos tremendamente“, concluiu o General.

Use o Facebook para comentar e divulgar

Comentário

%d blogueiros gostam disto: