5 jornalistas que (você nem se lembrava, mas) já foram modelos

Nem sempre elas foram jornalistas, que raramente sorriem no vídeo; descubra 5 jornalistas que já foram modelos, antes de se tornarem repórteres e/ou apresentadoras de informativos.

5 jornalistas que (você nem se lembrava, mas) já foram modelos

COMPARTILHAR

jornalistas-modelos-0003-fw

Você as conhece — se não, pelo nome; certamente, já as viu, alguma vez. Todas elas fazem (ou fizeram) parte de seu cotidiano; e todos nós já nos acostumamos a vê-las na tela de nossas tevês, apresentando telejornais e previsão do tempo, discutindo futebol, educação e comportamento.

Enfim, belas e inteligentes, quase ninguém se lembra — muitos não devem nem saber — mas, no começo de suas carreiras, utilizarem sua beleza em favor próprio, atuando como modelos em comerciais, concursos de beleza, revistas masculinas ou fazendo figuração em programas de gosto duvidoso.

Contudo, o tempo (e o esforço de cada uma delas) se encarregou de mostrar que não eram apenas “rostinhos bonitos” na televisão. Hoje, todas elas obtiveram o reconhecimento como jornalistas competentes, de tal modo, que muita gente nem se lembra como começaram suas brilhantes carreiras.

jornalistas-modelos-001-fwAnalice Nicolau

A paranaense Analice era uma habitué de revistas especializadas em ensaios sensuais — tendo posado nua, pelo menos uma vez, para a revista SEXY. Mesmo sendo quase uma desconhecida — hoje, seria chamada de “subcelebridade” — acabou participando do reality show “Casa dos Artistas”, onde acabou chamando a atenção do dono do SBT.

Só Sílvio Santos mesmo — e toda mitologia que lhe é atribuída — para enxergar naquela modelo com um fortíssimo sotaque curitibano, algum potencial de se tornar apresentadora de telejornais. Mas ele viu, apostou as fichas e colocou-a para apresentar os noticiosos do SBT. E deu certo.

De lá para cá, são mais de dez anos passando pelas bancadas dos mais diversos telejornais do Sistema Brasileiro de Televisão.

jornalistas-modelos-004-fwIzabella Camargo

A moça que é uma das apresentadoras reservas do Bom Dia SP — e moça do tempo do Jornal Hoje — debutou na TV como uma das “dançarinas” do programa FANTASIA, no SBT.

Sim: aquele mesmo, onde várias garotas vestindo roupas coloridas, ficavam fazendo coreografias risíveis, participando de brincadeiras e joguetes constrangedores. Mas foi na BAND que Izabella ganhou projeção, tendo chegado a ancorar o principal telejornal diário daquela emissora (o Jornal da Band).

Mesmo assim, preferiu transferir-se para a Globo SP, onde, num primeiro momento, amargou um “retrocesso” — voltou a fazer reportagens de rua. Não tardaria em chamar atenção dos telespectadores e executivos da emissora global, por sua forte presença no vídeo. E após uma série de afastamentos médicos, teve a sorte de “estar na hora certa, no lugar exato” e acabou sendo convocada — às pressas — para apresentar vários telejornais (como o Hora Um, Bom dia SP e SPTV 1ª edição), em substituição aos respectivos titulares e seus “substitutos oficiais”.

Desde então, foi promovida à “moça do tempo” do Jornal Hoje e mantida como substituta oficial de Monalise Perrone (Hora Um), Cesar Tralli (SP TV 1ª edição) e Carlos Tramontina (SPTV 2ª edição), nos respectivos telejornais por eles apresentados.

jornalistas-modelos-005-fwRenata Fan

A bela — e nem sempre loira platinada — gaúcha de Erechim, Renata Fan surgiu no cenário nacional, representando o estado do Rio Grande do Sul no Miss Brasil 1999; e acabaria vencendo o concurso. Após o seu “reinado”, Renata começou a modelar.

E foi assim que acabou surgindo a oportunidade de ser ajudante de palco de Milton Neves, onde tomou gosto pelo jornalismo esportivo. Não tardou para despertar a atenção das emissoras, ganhando um programa só seu, revelando-se uma competente apresentadora e comentarista esportiva.

À frente do JOGO ABERTO, que vai ao ar na BAND, de segunda à sexta, Renata também é sempre acionada pela emissora, para apresentar a etapa nacional do Miss Brasil.

jornalistas-modelos-003-fwSandra Annenberg

Antes de conquistar os corações de brasileiros e brasileiras, em momentos de pura fofice — como namorando com o maridão, em rede nacional; ou na vez que deixou sua caneta cair; quando transformou-se num dos memes mais fantásticos, ao comentar a deselegância de um invasor de link; sendo alvo de uma piada de gosto duvidoso; ou ainda, quando chorou após uma reportagem trágica — Sandra já foi modelo e atriz.

Algum gaiato, revirando velhos videotape, encontrou (e compartilhou no YouTube) um antigo comercial de TV do McDonalds, uma jovem Sandra anuncia o SpeedMc, com aquele entusiasmo que só a juventude nos proporciona.

Sua incursão na teledramaturgia — com direito à cena de nudez frontal, na novela Chapadão do Bugre, na extinta TV Manchete, contracenando com Edson Celulari — não foi tão bem sucedida. Contudo, ao migrar para o jornalismo, Annenberg se descobriu uma excelente repórter de rua e uma diferenciada apresentadora de telejornais.

Na bancada do Jornal Hoje, onde divide a apresentação com Evaristo Costa, Sandra acabou criando um “estilo descontraído” de apresentação, que conquistou público e crítica — e acabou sendo adotado como “modelo” para os demais telejornais da emissora.

jornalistas-modelos-002-fwRenata Vasconcelos

Há duas curiosidades na vida de Renata Vasconcelos: ela tem uma irmã gêmea idêntica (a fashionista Lanza Mazza); e como modelo, já ocupou o horário nobre da Globo, diariamente: foi na abertura da novela História de Amor (1999).

Curiosamente, ao invés de investir na teledramaturgia, Renata iniciou a faculdade de jornalismo e construiu toda sua carreira nas Organizações Globo: primeiramente, na GloboNews; depois, fazendo a transição para o canal aberto, tendo passado por RJ-TV, Bom Dia Brasil e Fantástico.

Com a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional — e da forte rejeição que sua substituta, Patrícia Poeta, amargou — Renata acabou sendo promovida: deixou a apresentação do Fantástico e assumiu a bancada do principal noticioso da emissora carioca.

 

E você: sabe de mais algum(a) jornalista que tenha tido uma outra profissão, antes de se tornar conhecido? Então fala pra gente, nos comentários! 😉

Comments

comments

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta